terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Dieta ortomolecular: Cardápio da Dieta das Famosas

A dieta molecular possui na essência, alimentos naturais e ricos em vitaminas.

O programa nutricional ortomolecular, criado pelo químico americano Linus Pauling, é um dos preferidos dos artistas. Isso porque o objetivo desse programa é restaurar o equilíbrio bioquímico do organismo com o controle da ingestão dos alimentos. Ela faz parte da medicina ortomolecular, que propõe que muitas doenças e problemas de saúde resultam de desequilíbrios químicos ou deficiências de nutrientes e que podem ser prevenidas, tratadas ou curadas com a suplementação do corpo com todas as classes de nutrientes. Desta forma, a dieta ortomolecular procura atingir o nível ideal dessas substâncias e a definição desse ideal cabe a esse especialista que julga aquilo que é apropriado ao seu organismo, prescrevendo os nutrientes conforme alguns testes realizados.

O campo ortomolecular é baseado em pesquisas em diversas áreas da saúde e são combinadas com a experiência clínica de alguns médicos tendo menos probabilidade de causar efeitos colaterais visto que se utiliza somente de moléculas presentes naturalmente em nosso organismo. Alguns médicos alertam que é preciso tomar cuidado com as quantidades prescritas de suplementos de vitaminas e minerais.

No cardápio da dieta ortomolecular quase todos os alimentos são permitidos, principalmente aqueles que são antioxidantes. Esse programa substitui os alimentos industrializados pelos frescos, prefere os carboidratos integrais e dá preferência às proteínas com baixo teor de gordura, como os peixes, a carne de aves e a clara do ovo. Alguns alimentos são proibidos como os industrializados, a carne vermelha e a gema do ovo além dos carboidratos simples que são proibidos somente na última refeição do dia.

Para aqueles que pensam em aderir à dieta ela apresenta seus prós e seus contras. A vantagem desse programa é que a alimentação é bem balanceada e abastece o organismo com aqueles nutrientes que ele precisa. Com isso há melhora na pele, nos cabelos, nas unhas e ainda é possível prevenir problemas cardíacos além de melhorar o funcionamento do intestino. A desvantagem é que ela é uma dieta rejeitada pelos médicos convencionais visto que normalmente é prescrita a ingestão diária de vitaminas e minerais.

Apresentamos aqui sugestões de refeições para você que quer seguir essa dieta tão em voga ultimamente.Consiste em um cardápio simples e muito mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário